O xingamento a Zuñiga revela um Neymar mais humano

Camisa 10 merece várias críticas pela partida ruim contra a Colômbia – menos pelo entrevero com o lateral

Anúncios

O Brasil fez uma péssima partida contra a Colômbia, o que significa dizer que Neymar esteve mal. E esteve mesmo. Perdeu bolas que não costuma perder, não teve ideias tão claras em campo e ainda estava irritadiço ao extremo. E dá para elencar uma série de possíveis razões para isso: os problemas fiscais na Espanha, o futebol débil da Seleção, o reencontro com Zúñiga em jogo oficial, o desgaste da temporada, a força do adversário, as arbitragens ruins, a marcação exageradamente dura que recebe ou apenas uma noite pouco inspirada. Criticar a atuação do camisa 10 brasileiro é fácil e sobram argumentos, mas a discussão com Zúñiga no meio da partida não é um deles.

LEIA MAIS: Mesmo sem Neymar, Brasil campeão sub-20 de 2011 revelou muitos jogadores

Uma câmera do Canal Plus espanhol, que acompanhou os movimentos de Neymar, flagrou um bate boca do brasileiro com Zúñiga. Pelas imagens (não há áudio), o jogador do Barcelona reclama do colombiano e parece dizer, em espanhol, “depois você me liga para pedir desculpas, filho da puta”. Pronto, foi o ponto de partida para dizerem que ele não sabe perder, que só sabe reclamar, que é mal educado, que é mimado, que ele mentiu ao dizer que havia perdoado o colombiano, que ele isso, que ele aquilo.

Claro que um craque deve superar os obstáculos que qualquer defesa lhe impuser, como provocação e marcação ríspida. E ele pode ser criticado caso o adversário consiga desestabilizá-lo. Mas o xingamento em si, remetendo ao infeliz encontro com Zúñiga nas quartas de final da Copa do Mundo, não tem nada de condenável.

Ele reclamou de forma agressiva e soltou um palavrão. Como todos os jogadores fazem diversas vezes durante qualquer partida. Neymar não usou termo racista, xenófobo, homofóbico ou com qualquer outro tipo de preconceito, tampouco atacou a filha do lateral colombiano (como alguns torcedores brasileiro fizeram ano passado). Foi um xingamento comum de jogo, e, de tão comum, não significa também que ele tenha mentido quando perdoou Zúñiga. Ele pode perfeitamente ter perdoado, mas se irritou com alguma dividida e reclamou.

Tente-se colocar alguns segundos no lugar de Neymar. Você perdoa o cara que te deu uma joelhada nas costas durante a Copa do Mundo na sua casa e o tira do resto do torneio. Mas, no segundo encontro, você recebe uma entrada mais dura dele. É muito difícil manter a serenidade, ainda mais com tantos outros problemas ao redor. O xingamento é humano. Eu já fiz isso. Você já fez isso.

A única diferença dessa discussão de tantas outras é que um dos protagonistas é seguido por uma câmera durante os 90 minutos. Se houvesse uma em Filipe Luís, outra em Murillo, e mais uma em Thiago Silva, certamente surgiriam mais imagens de atletas disparando palavrões para colegas. Jogo jogado.

Criticar Neymar por isso é exagero, é procurar defeitos em qualquer coisa.E nem precisava fazer tanta força, pois o camisa 10 do Brasil deu vários motivos. Jogou mal e foi expulso corretamente. Pronto, já há elementos para uma avaliação negativa sobre sua participação na derrota brasileira. Senão, deixa de ser crítica. Vira perseguição barata. E de perseguição boba o país já está cheio.

Neymar, muitas vezes, é acusado de ser excessivamente marqueteiro, de se preocupar apenas com a imagem. O xingamento a Zuñiga revela um sujeito normal, que se irrita, que tem dias ruins. O xingamento a Zuñiga revela um Neymar mais humano – e haja humanidade na partida contra a Colômbia…

41 comentários em “O xingamento a Zuñiga revela um Neymar mais humano”

  1. essas tretas são necessárias em um jogo, é uma técnica platina para tentar desestabilizar o adversário ou se por passionalmente no jogo. foi o que materazzi fez com zidane . é isso que falta em algumas seleções. o japão e a coreia do sul por exemplo .

  2. Eu pensei o mesmo, porra o cara quebra uma vértebra sua em uma copa, ai no próximo encontro ele te desce o safaro e você ainda tem que agir como um lorde.

  3. Brasil passou décadas amassando adversários na bola e recebendo pancadas de jogadores sujos e desleais, parece que eles nunca aprenderam a perder. Agora (não exatamente agora, mas há algum tempo) que estamos mal e perdemos mais partidas, provocam e quando reagimos da força como o Neymar reagiu nesta partida querem dizer que não sabemos perder, que somos arrogantes. É uma hipocrisia que beira o ridículo. O Asprilla saiu dizendo que o Neymar é uma mentira, que deveria ir para Hollywood; mas se fosse tão mau caráter como eles querem mostrar ele poderia dizer simplesmente que com apenas 23 anos já conquistou mais do que qualquer jogador colombiano conquistou na história do futebol. Mas ele faz isso? Não, ele apenas reage de uma forma natural no mundo do futebol, e com certeza terá mais atuações e conquistas que deixaram esta partida apenas como uma mera lembrança. Infelizmente a ganância do pai de Neymar prejudica a imagem do filho fora do campo, e o garoto teve que conviver com a pressão de ser a esperança de toda uma família desde muito novo, talvez por isso mesmo adulto ainda ache que precisa da “proteção” do pai.

  4. Neymar pega 4 jogos de suspensão e está fora da Copa América. A punição é baseada na súmula e o árbitro era chileno, logo… Vai render uma bela teoria da conspiração.

  5. Zuñiga fez o que tinha que fazer, sentou o sarrafo no Neymar junto com o Carlos Sanchez, jogou de acordo com as normas. Infelizmente nesta oportunidade o capitão do Brasil foi além do limite em seu equilíbrio mental e psicológico e foi expulso e jogou mal. Aquele amistoso entre Brasil e Colômbia no retorno do Falcao à seleção e o abraço de Zuñiga e Neymar não passou de puro marketing e puro sensacionalismo no jogo que valeu menos que uma bala juquinha.

  6. Fingir convulsão? Já ganhou Copa do Mundo fazendo dois gols no Oliver Kahn depois de ter fodido seus dois joelhos? Negócios corruptos talvez não tenham sido feitos por ele e o pai na transferência do Santos para o Barcelona? Lembra dos xingamentos dele contra o Dorival Jr?

    E não compare você o jogador que foi Ronaldo Fenômeno com o Neymar.

  7. Brasileiro não sabe perder mesmo, perderam de 1 a 0 pra Colômbia e estão tratando o episódio como se tivessem tomado uma goleada de Malawi.

    Quanto ao pai do Neymar, acho que ele ajuda o filho. Se não fosse o controle dele, aposto que o Neymar já teria sido iludido com alguma love story e já estaria com a vida desfeita como o Pato.
    O problema do Neymar, é que se o compararmos com Messi e CR7 na idade dele, ele é imaturo e muito explosivo.

  8. Na final de 2002 Kahn não fez nada, tomou dois gols defensáveis. A Alemanha se abriu para o Brasil.
    Ronaldo ganhou vários títulos de expressão, como Copa do Mundo, Melhor jogador do mundo, Copa da UEFA e etc.
    Assista os vídeos dele e verá que Ronaldo jogou muito, e hoje vendido ou não, ainda nos diverte como comentarista filosofando coisas óbvias e engraçadas como: “Ganha o jogo quem faz mais gols”

    Ps. Sempre que eu vejo uma foto do Ronaldo de terno eu dou risada, sei lá o porquê.

  9. 1- Como vc sabe q o Neymar num já pagou alguém pra esconder as merdas q ele faz ?
    2- N foi uma convulsão e ele foi o melhor do Brasil em campo
    3- Ronaldo nunca deu uma cabeçada num adversário
    4- Ronaldo nem Neymar jogaram sozinhos.
    5- Vc tem lido notícias do Barcelona atualmente ?

  10. Esse gunther é um personal trainer e nunca falou nada sobre futebol. Pessoal tem que entender que não existe chance alguma de um país aceitar levar de 7a1 dentro de casa só para ter benefícios.

  11. E em todas as temporadas ele era o melhor do time. A Internazionale é o time mais flop dos grandes. E ficou sem ganhar título ate deps dele sair

  12. 1 Ter um contrato n faz ninguém ser melhor ou pior q alguém.
    2- É a de 98 mesmo.
    3- O neymar n tem o mesmo arranque do Ronaldo
    4- Vc tá zuando né cara ?

  13. Pessoal do Trivela, eliminem esse spammer por favor. Além de tudo ele criou outros perfis falsos só pra dar like e upar o comentário. Abraço caras!

  14. Na hora que eles acabaram presos por causa de uma suposta operação do pai do Neymar quero ver essa ajuda ser valorosa…

  15. Tanto que foi eleito o melhor do mundo em 97 e ficou entre os primeiros em 98 e 99.
    Imagina se jogasse !

  16. A verdade é que a mídia babá ovo do Neymar e esta sempre querendo defender ,sabe porque? Por causa da carência de craques na seleção Brasileira que faz do Neymar tao elogiado.
    chega ate a diminuir os companheiros em campo por causa da mídia , mais na verdade é um menino mimado não deixa de ser bom de bola mais ele tem que mudar esse jeito dele

  17. Só o Neymar sozinho com sangue quente e sem assessoria de imprensa e managers de imagem em volta. É tão raro q vira notícia

  18. Espero q vc esteja zuando. E ignorando Romário,Rivaldo,Djalminha,Zidane,Bergkamp,Laudrup,Koeaman,Figo entre outros…

  19. Foi o melhor do Brasil sim. Além da clara bagunça tática na final, um dos problemas do time era que, por causa da falta de informações sobre a crise nervosa do Ronaldo(ninguém tem convulsão uma vez na vida) tinham medo do Fenômeno pegar a bola dar uma arrancada e morrer(vide aquele choque com o Barthez), ele ficava pedindo a bola toda hora e os caras ignoravam.Mas se vc rever o jogo além de perceber que Júnior Baiano não seria titular de seleção nem na China,que Aldair no jogo aéreo era nulo e que nosso meio-campo não existia e que Bebeto era velho e que o Brasil dependia demais de lampejos de Rivaldo e Ronaldo poderá perceber que foi o dentuço que mais foi perigoso no jogo. Nossa derrota tem muito mais a ver com as táticas do Jacquet do que da convulsão(que não era convulsão) do Ronaldo.

  20. Agora parece que o Neymar xingou o árbitro pós jogo e por isso que levou uma suspensão de quatro jogos.

    Era tudo o que os haters (incluindo jornalistas consagrados) queriam.

    Pelo lado positivo: todo mundo tinha dúvidas de como seria o Brasil sem Neymar. Agora terão a resposta! :p

  21. Apesar de toda merda q ele fez em campo, xingar o cara foi o ato mais louvável q ele teve, afinal mostrou q não fica fazendo média e qdo precisa, manda s fuder mesmo

    Sem sermos hipócritas, quem joga futebol xinga o tempo todo e convenhamos, falta isso na seleção, essa “raiva” o “sangue nos olhos” d vc tá de repente levando pancada e dar um chega pra lá no adversário, fazer graça pra forçar cartão, etc e mesmo qdo rola briga ir pra cima, nem q seja pra fazer pressão(diga-se, o fato de nenhum jogador do Brasil fazer nada qdo terminou o jogo, foi patético)

    É estranho ver uma seleção assim, apática, sem vibração, parece q o estilo chorão do Thiago Silva e virgem do David Luiz(essa é só pra sacanear kkk) tomaram conta, pq nunca vi, a seleção parece morta

  22. Colombianos provocaram sem necessidade, apelam pra violência e zombam mesmo quando já venceram o jogo.
    Quanto ao pai de Neymar, acho que você não está acompanhando muito as investigações da participação dele na transferência do filho para o Barcelona.

  23. Claro, pq o neymar foi melhor do mundo 2x. Fez mais gols em copas do que o Ronaldo, e ganhou mais copas tbm.

    Cara, solta as bolas do neymar e deixa ele tentar jogar. Tu ta marcando melhor que o zuniga.

  24. Tenho uma série de ressalvas com o Neymar, mas isso aí foi o mínimo. Tá certíssimo. Seleção Brasileira tá muito chapa branca. Tudo parece discurso de Miss. É choro, é perdão, é a outra face… todo mundo morto e se arrastando. Tem é que mandar o Zuniga tomar no cu, e o Asprilla tomar atrás. Ninguém aí tem um pingo de empatia, só facada (ou joelhada?) nas costas e essa pose de “muy amigo”. “Muy amigo”, mesmo… Tá faltando sangue quente correndo nas veias de alguém.

  25. Não vou prolongar uma discussão com criança que nem faz ideia de como que ele jogava antes das lesões.

  26. “Colombianos provocaram sem necessidade, apelam pra violência e zombam mesmo quando já venceram o jogo.” Cara, parece que você descreveu o próprio Neymar. Ele também faz tudo isso.

  27. Mas só ele é crucificado quando isso acontece, ou a cotovelada do James no peruano foi menos grave do que o que Neymar fez?

  28. O Neymar deu uma cotovelada no Modric na Copa do Mundo também e só recebeu o amarelo. Só porque recebeu um gancho agora tá sendo perseguido? Nada a ver…

    Ele deu uma cabeçada quando o jogo já tinha acabado, não numa disputa de bola que ainda daria margem pra interpretação como a do James e a própria cotovelada dele na Copa. E a punição foi estendida porque ofendeu o árbitro, não só pela agressão física…

    O cara tem atitudes de merda, mas porque é craque a galera acha que devem passar um pano pra ele. Ele próprio reconheceu o erro. Jogou nada, tava de cabeça quente. Acontece…

Os comentários estão encerrados.